quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Cartela de cursos da Associação Cultural Teia de Textos

ASSOCIAÇÃO CULTURAL TEIA DE TEXTOS[1]

CURSOS LIVRES DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

1º. semestre/2010

Com larga experiência na formação de leitores e na capacitação de educadores, a Associação Cultural Teia de Textos foi fundada por Maria Antonieta Pereira, na Faculdade de Letras/UFMG, como um projeto de pesquisa intitulado A tela e o texto, no ano de 1998. Seu principal objetivo tem sido a elevação dos níveis de leitura, cultura e produção de textos da população brasileira.

Atualmente, a Associação conta com vários profissionais experientes que oferecem formação de qualidade aos educadores.

Os cursos oferecidos são adaptados ao perfil e às expectativas dos inscritos, constando de aulas teóricas, experiências práticas e bibliografia atualizada, numa perspectiva de rede que busca integrar educadores e educandos.

CONFIRA NO ARQUIVO EM ANEXO OS CURSOS OFERECIDOS POR NOSSA EQUIPE!



[1] Informamos que Associação Cultural Teia de Textos é o novo nome da Associação Cultural Tela e Texto, fundada por Maria Antonieta Pereira, na Faculdade de Letras/UFMG, como um projeto de pesquisa no ano de 1998.

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ASSOCIAÇÃO CULTURAL TEIA DE TEXTOS
Rua Frei Leopoldo, 39 / sala 18
Bairro Ouro Preto
Belo Horizonte – MG
31310-180
Telefones: (31) 3586-2511
Horário de atendimento: todos os dias, de 13h às 17h.
Registro SIEX no. 10.416
Registro na Biblioteca Nacional no. 318.742
Registro no INPI 20040B900086

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CARTELA DE CURSOS:

CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL – 1º. semestre/2010

1- Leitura e escrita de telas e textos

As novas práticas de leitura e produção de textos utilizam os recursos das
artes, das tecnologias e das mídias contemporâneas, com base em
sistemas de redes. Discussão e aplicação de leitura e produção de textos
em sala de aula. Dificuldades e alternativas da produção de textos hoje.
Critérios de avaliação de textos produzidos pelos alunos, com base nas
condições de textualidade. Alfabetização, letramento e inclusão digital.

2- Formação de leitores e TV brasileira

Breve histórico da formação de leitores no Brasil. Relações entre níveis de
leitura e cultura audiovisual. A cultura televisiva do Brasil e a (in)formação
dos leitores – problemas, confluências e resultados. A TV comercial e a TV
educativa: projetos divergentes? Televisão, vídeo e novos gêneros
literários: leitura de telas como suporte para leitura de textos em sala de
aula e fora dela. TV digital, computador e leitura/produção de textos.
Aplicações e avaliação de resultados.

3- Literatura na tela – traduções de obras ficcionais

A cultura cinematográfica em Belo Horizonte e sua interferência na
produção literária. Cultura letrada e sua distribuição pela cultura de
massa. Relações entre literatura e cinema na atualidade: adaptação?
tradução? Os hipertextos da literatura e do cinema mineiros. Estudo de
filmes da Mostra Minas de Cinema e Vídeo: os gêneros da atualidade.
Contos e curtas: estudo de casos das traduções entre literatura e cinema
em Minas. Os filmes na sala de aula – exercícios, aplicações, avaliação.

4- Letramento e inclusão digital

Leitura, comunicação e educação. O computador como uma máquina de
leitura e produção de textos: consequências práticas na escola. As
ferramentas do mundo virtual e as práticas docentes da atualidade. As
transformações do cotidiano e o perfil dos jovens brasileiros.
Analfabetismo funcional e inclusão digital: desafios e alternativas. O papel
do computador no letramento de crianças, jovens e adultos. Estudo de
casos bem sucedidos de uso do computador na sala de aula. Os novos
gêneros literários e estratégias de ensino de Língua Portuguesa.

5- Capacitação de alfabetizadores contemporâneos – módulo
II

Análise das dificuldades da escola formal para formar leitores e produtores
de texto. O fenômeno do analfabetismo funcional: formas de evitá-lo,
articulação entre alfabetização e letramento. Estudo das funções sociais
das tecnologias da leitura/escrita (letramento) em grupos de crianças,
jovens, adultos e idosos. Quais são as causas do analfabetismo funcional?
Por que os estudantes não aprendem? Como levar o aluno a construir
conhecimento acerca do sistema de escrita?

6- Educação ecológica

Estudo da ecologia como tema transversal proposto pelos PCNs e sua
aplicação concreta nas escolas. Reflexão sobre a mudança de paradigmas:
do antropocentrismo para o biocentrismo, e suas consequências sociais e
educacionais. Os sete saberes necessários para a educação do futuro:
considerações acerca de sociedades sustentáveis, éticas e orientadas por
uma inteligência coletiva. As lendas indígenas do Brasil: inteligência
coletiva, memória cultural e ecologia. Como organizar aulas atrativas e
contribuir para a melhoria da vida no planeta Terra.

7- Bibliotecas funcionais

As bibliotecas como importantes equipamentos culturais da atualidade.
Bibliotecas, centros culturais, centros de convivência e telecentros:
conjunções possíveis para a formação de leitores. As bibliotecas públicas
escolares e comunitárias: como transformá-las em espaços produtivos.
Como organizar bibliotecas comunitárias usando um simples manual.
Atividades culturais necessárias à biblioteca do século 21. Análise de
experiências bem sucedidas de bibliotecas em funcionamento.

8- Criatividade e senso crítico através da literatura infantil

A filosofia como instrumento fundamental na formação de leitores
críticos, desde a infância. As redes possíveis entre filosofia e literatura
infantil, a partir da sala de aula. Mudança de paradigmas e o surgimento
de uma nova ética: como formar hoje leitores e cidadãos? Aplicação de
exercícios concretos em situações de aprendizagem. Análise de
experiências bem sucedidas de formação ético-literária.

9- A lógica como instrumento da argumentação

Localizar e/ou construir os aspectos centrais da argumentação em textos
opinativos. A sociedade atual, o mercado de trabalho e as habilidades
argumentativas. Uso de Lógica, Filosofia e Análise do Discurso como
ferramentas que favorecem as atividades pedagógicas (formação de
leitores/redatores, projetos de ensino-aprendizagem, planejamento de
aulas, avaliação de resultados).

10- Jogo, brinquedo e brincadeira na escola

A brincadeira levada a sério. O papel dos jogos e das brincadeiras em
nossa cultura e no contexto escolar. A brincadeira e a ficção como formas
de as crianças acessarem a realidade. O desenvolvimento infantil e a
aprendizagem com base em jogos (aplicações práticas, análise de casos,
avaliação). O papel do professor como mediador: o lúdico e a aquisição de
conhecimento.

11- A dimensão estética na formação humana: a música em
diálogo com diferentes linguagens no contexto do letramento

Relação entre música e aprendizado, nos dias de hoje. Os gêneros
musicais próprios da infância e da juventude atuais: dominação cultural?
interculturalidade? machismo? afirmação étnica? apologia da violência?
contestação cultural? A riqueza da cultura musical do Brasil: inteligência
coletiva, memória cultural e educação. A Música Popular Brasileira e a
poesia: as redes entre cultura popular, cultura de massa e cultura letrada.
A linguagem musical e a formação ética dos cidadãos.

12- Literatura e formação humana: contos de fadas e
literatura infantil em sala de aula

Os contos de fadas habitam o imaginário dos seres humanos há milhares
de anos e portam sentimentos humanísticos coletivos que possibilitam
discutir as questões ecológicas da atualidade. Portadora de valores e
atitudes condizentes com uma cidadania planetária, essa rica literatura
contribui para a formação de leitores éticos, sensíveis e criativos. Análise
dos contos de fadas como hipertextos com múltiplas funções pedagógicoculturais.
Aplicação em sala de aula e outros locais de aprendizagem e
avaliação de resultados.

13 – Computador e produção de texto: letramentos

O padrão linguístico e suas variações. Computador e educação: novos
gêneros textuais, memória cultural e inteligência coletiva. Máquinas de
pensar: os intercâmbios entre inteligência natural e artificial. Inteligências
múltiplas e inteligência animal: consequências das teorias de ensinoaprendizagem
e revolução ecológica. As invenções linguísticas da
juventude na Internet e a gramática como vilã da história. O
analfabetismo funcional e a sociedade da hipermídia: redes de exclusão
cultural. Produção de textos: compromisso de todas as áreas. O professor
de língua escrita como leitor e produtor de texto da atualidade.

Maiores informações: Telefones: (31) 3586-2511
Horário de atendimento: todos os dias, de 13h às 17h. Ou pelo site
www.letras.ufmg.br/atelaeotexto ou ainda pelo e-mail
telatexto@gmail.com


Sola Scriptura.

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